No. 2, 2022
🦋

No. 2, 2022

 
 
 

Faça o download desta edição em PDF:

 
 

No. 2, 2022

Publicada em 20 de janeiro de 2022.
Coordenação de edição: Guilherme Augusto Cirqueira e Keven Fongaro Fonseca.
Curadoria e revisão: Anasylvia Rodrigues Cardoso, Bruna Lemos de Lima Massa, Guilherme Augusto Cirqueira e Keven Fongaro Fonseca.
Projeto gráfico: Emilly Camila Lara Lima.
 

Textos que compõem esta edição

Narrativas de uma mulher afro-indígena
Uma produção audiovisual estética, ético-política e antirracista
Aline Regina Cardozo de Brito, Danielle Christina do Nascimento Oliveira, Irani Ribeiro Lima e Lindinalvo Natividade
A ocupação que desocupa
O abandono das origens e a busca da legitimação centralizada
Sandro Garcia

O cinema como mediador do ensino de artes
O espaço cinematográfico como potencializador da leitura de uma pintura em sala de aula
Luciano Dantas Bugarin
Audiovisualizando na pandemia
Uma nova perspectiva de currículo
Gisele Morales, Vanessa José da Silva e Josias Pereira

Superando o bicho-papão
O horror audiovisual na sala de aula (e fora dela)
Pedro Alves
Vídeo estudantil e o poder público
Um estudo de caso do Festival de Vídeo Estudantil de Pelotas
Vania Dal Pont e Josias Pereira

A influência do curso universitário de cinema e audiovisual no amadurecimento estético nos curtas dos estudantes da UFPel
Mateus Brum de Armas
O vídeo estudantil e a escola
Quando o erro vira acerto
Josias Pereira e Lidia Santos

Diálogos e atravessamentos: Cinema, Educação e Literatura
Stefano Lopes dos Santos
O documentário Escola-Comunidade
Relato de uma experiência
Fabrício Borges

O cinema como facilitador de acessos
Rememorar, relembrar, rever, mesmo que pelos olhos dos outros
Maria Galant Melgarejo
O audiovisual como recurso didático em uma turma de aceleração
Um relato de experiência
Giane Corrêa da Silva

Comentários ao capítulo dois de “A hipótese-cinema”
Keven Fongaro Fonseca
“Professor, isso é filme?? Mas é o que a gente faz na favela...”
O território da escola e a narrativa dos jovens a partir do cinema documental e o multiculturalismo
Hugo Villa Maior

Cineclube Estudantil Online
Ações para incentivar professores a realizar vídeo com seus alunos
Josias Pereira, Gregorio Alburquerque, Vanessa Oechsler e Vânia Dal Pont
Monumento Santa Cruz: uma narrativa do silêncio
Rafael Garcia Madalen Eiras

A semiótica no exercício de cartas audiovisuais
Gregorio Albuquerque
Entre grades e garranchos
Cinema, socioeducação e identidade
Caio Mário José Sales Lima

Uma prática de cartografia colaborativa
Mapeando a escola com imagens, sons e afetos
Tatiana del Gadelha
 
 
 
🗞️
EDIÇÃO ATUAL
No. 3
Práticas de educação audiovisual no norte e interiores do Brasil
Junho de 2022