No. 2, 2022
Publicada em 20 de janeiro de 2022.
Coordenação de edição: Guilherme Augusto Cirqueira e Keven Fongaro Fonseca.
Curadoria e revisão: Anasylvia Rodrigues Cardoso, Bruna Lemos de Lima Massa, Guilherme Augusto Cirqueira e Keven Fongaro Fonseca.
Projeto gráfico: Emilly Camila Lara Lima.
Organização: De Saber e Coletivo Cidadania por Imagem.
Textos que compõem esta edição
Narrativas de uma mulher afro-indígena
Uma produção audiovisual estética, ético-política e antirracista
Aline Regina Cardozo de Brito, Danielle Christina do Nascimento Oliveira, Irani Ribeiro Lima e Lindinalvo Natividade
A ocupação que desocupa
O abandono das origens e a busca da legitimação centralizada
Sandro Garcia
O cinema como mediador do ensino de artes
O espaço cinematográfico como potencializador da leitura de uma pintura em sala de aula
Luciano Dantas Bugarin
Audiovisualizando na pandemia
Uma nova perspectiva de currículo
Gisele Morales, Vanessa José da Silva e Josias Pereira
Superando o bicho-papão
O horror audiovisual na sala de aula (e fora dela)
Pedro Alves
Vídeo estudantil e o poder público
Um estudo de caso do Festival de Vídeo Estudantil de Pelotas
Vania Dal Pont e Josias Pereira
A influência do curso universitário de cinema e audiovisual no amadurecimento estético nos curtas dos estudantes da UFPel
Mateus Brum de Armas
O vídeo estudantil e a escola
Quando o erro vira acerto
Josias Pereira e Lidia Santos
Diálogos e atravessamentos: Cinema, Educação e Literatura
Stefano Lopes dos Santos
O documentário Escola-Comunidade
Relato de uma experiência
Fabrício Borges
O cinema como facilitador de acessos
Rememorar, relembrar, rever, mesmo que pelos olhos dos outros
Maria Galant Melgarejo
O audiovisual como recurso didático em uma turma de aceleração
Um relato de experiência
Giane Corrêa da Silva
Comentários ao capítulo dois de “A hipótese-cinema”
Keven Fongaro Fonseca
“Professor, isso é filme?? Mas é o que a gente faz na favela...”
O território da escola e a narrativa dos jovens a partir do cinema documental e o multiculturalismo
Hugo Villa Maior
Cineclube Estudantil Online
Ações para incentivar professores a realizar vídeo com seus alunos
Josias Pereira, Gregorio Alburquerque, Vanessa Oechsler e Vânia Dal Pont
Monumento Santa Cruz: uma narrativa do silêncio
Rafael Garcia Madalen Eiras
A semiótica no exercício de cartas audiovisuais
Gregorio Albuquerque
Entre grades e garranchos
Cinema, socioeducação e identidade
Caio Mário José Sales Lima
Uma prática de cartografia colaborativa
Mapeando a escola com imagens, sons e afetos
Tatiana del Gadelha
INFORMATIVO