No. 2, 2022
Publicada em 20 de janeiro de 2022.
Coordenação de edição: Guilherme Augusto Cirqueira e Keven Fongaro Fonseca.
Curadoria e revisão: Anasylvia Rodrigues Cardoso, Bruna Lemos de Lima Massa, Guilherme Augusto Cirqueira e Keven Fongaro Fonseca.
Projeto gráfico: Emilly Camila Lara Lima.
Organização: De Saber e Coletivo Cidadania por Imagem.
Textos que compõem esta edição
Narrativas de uma mulher afro-indígena
Uma produção audiovisual estética, ético-política e antirracista
Aline Regina Cardozo de Brito, Danielle Christina do Nascimento Oliveira, Irani Ribeiro Lima e Lindinalvo NatividadeA ocupação que desocupa
O abandono das origens e a busca da legitimação centralizada
Sandro GarciaO cinema como mediador do ensino de artes
O espaço cinematográfico como potencializador da leitura de uma pintura em sala de aula
Luciano Dantas BugarinAudiovisualizando na pandemia
Uma nova perspectiva de currículo
Gisele Morales, Vanessa José da Silva e Josias PereiraSuperando o bicho-papão
O horror audiovisual na sala de aula (e fora dela)
Pedro AlvesVídeo estudantil e o poder público
Um estudo de caso do Festival de Vídeo Estudantil de Pelotas
Vania Dal Pont e Josias PereiraA influência do curso universitário de cinema e audiovisual no amadurecimento estético nos curtas dos estudantes da UFPel
Mateus Brum de ArmasO vídeo estudantil e a escola
Quando o erro vira acerto
Josias Pereira e Lidia SantosDiálogos e atravessamentos: Cinema, Educação e Literatura
Stefano Lopes dos SantosO documentário Escola-Comunidade
Relato de uma experiência
Fabrício BorgesO cinema como facilitador de acessos
Rememorar, relembrar, rever, mesmo que pelos olhos dos outros
Maria Galant MelgarejoO audiovisual como recurso didático em uma turma de aceleração
Um relato de experiência
Giane Corrêa da SilvaComentários ao capítulo dois de “A hipótese-cinema”
Keven Fongaro Fonseca“Professor, isso é filme?? Mas é o que a gente faz na favela...”
O território da escola e a narrativa dos jovens a partir do cinema documental e o multiculturalismo
Hugo Villa MaiorCineclube Estudantil Online
Ações para incentivar professores a realizar vídeo com seus alunos
Josias Pereira, Gregorio Alburquerque, Vanessa Oechsler e Vânia Dal PontMonumento Santa Cruz: uma narrativa do silêncio
Rafael Garcia Madalen EirasA semiótica no exercício de cartas audiovisuais
Gregorio AlbuquerqueEntre grades e garranchos
Cinema, socioeducação e identidade
Caio Mário José Sales LimaUma prática de cartografia colaborativa
Mapeando a escola com imagens, sons e afetos
Tatiana del GadelhaINFORMATIVO
